Palavra do Pároco

Palavra do Pároco

Caríssimo irmão, caríssima irmã, o Santo Padre Bento XVI expressou, recentemente, seu desejo que a Igreja, nos seus vários níveis, usasse todos os meios de comunicação para levar a mensagem de Jesus a todos os cantos. Um dos meios, prático, econômico, fácil é a internet. Talvez com algum retardo estamos respondendo ao apelo do Santo Padre. Já faz algum tempo que estamos transmitindo, via internet, as nossas Santas Missas, sejam as dominicais e algumas feriais, isto é, as missas do meio dia, na semana. Assim, em qualquer parte do mundo, alguém pode rezar, cantar e meditar a Palavra de Deus conosco. Já são vários os internautas que nos seguem. Eles se encontram em nossa cidade, em nosso Estado, em nosso país e também fora dele.

Já temos nesta nossa página também o blog das crianças da salinha. Aliás esta experiência pastoral está uma maravilha. Nasceu de um fato desagradável mas está produzindo frutos belíssimos. Juntando as crianças das quatro missas em que existe a “salinha” chegamos a 155 crianças no quarto domingo da quaresma deste ano de 2011. Elas vêm trazidas pelos pais. E durante toda a celebração da Santa Missa lhes é feita uma catequese toda particular. O evangelho é apresentado em linguagem compreensível. O fantoche ocupa um espaço grande seguido de brincadeiras, de jogos, de pinturas de imagens em desenhos que retratam a mensagem do evangelho do domingo, de pirulitos … Tudo isso está atraindo crianças e famílias. As próprias catequistas dessas crianças, acessando o blog, encontrarão o material mastigado de que necessitam para facilitar o trabalho dominical e voluntário.

O Canto Pastoral tem também seu espaço. As equipes de cantores poderão se preparar para a animação litúrgica seguindo as orientações da paróquia, da diocese, da CNBB ou da Congregação para o Culto Divino, que é a Congregação encarregada pelo Santo Padre de cuidar da liturgia em todo o mundo.

Através desse site, os demais serviços paroquiais poderão se informar ou informar seus membros sobre as várias atividades da semana ou do mês.

Estamos começando, mas estamos contentes com o resultado já obtido. Dentro de alguns anos, penso, a internet ocupará um lugar de destaque nos meios de comunicação, superando todos os outros meios, hoje disponíveis. Não precisamos viajar tanto quanto S. Paulo para evangelizar. De dentro de nossas casas poderemos fazer um belo trabalho. Então, mãos a obra: evangelizemos. Mons. Roberto Carrara – Pároco da Catedral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.